Luciana Gimenez causa polêmica após dizer que empregados estão na ‘senzala’


Image title

A apresentadora Luciana Gimenez compartilhou um vídeo no stories do Instagram e um comentário racista acabou chamando a atenção. Durante a gravação, ela aparece na cozinha da própria casa, onde uma equipe de funcionários trabalha. Luciana, que é branca, diz ao trabalhadores, alguns deles negros e todos uniformizados: “Está rolando uma bagunça aqui na senzala, é?”.

Através do Facebook, o Coletivo Sistema Negro compartilhou o vídeo e reiterou que o termo “senzala” e a escravidão não devem ser tratados como brincadeira. “Senzala não é brincadeira. Senzala é violência, é dor, é o território específico da desumanização que por 4 séculos nós negros sofremos nesse país. Senzala é o lugar do abandono, da invisibilidade. Senzala é lugar do estupro das mulheres negras, da bestialização dos homens negros, do desmanche da família negra e da perpetuação do racismo nas instâncias mais subjetivas que ainda atingem o povo negro, como em sua afetividade”, afirma o coletivo.

Além disso, o texto pede para que haja respeito nesse sentido. “Senzala não é brincadeira. Escravidão não foi brincadeira. Palavras têm história, e a história dessa é uma só: Racismo. Respeite essa história. Respeite e entenda as marcas que ela ainda mantêm na nossa sociedade”, explica o texto.

Fonte: Feedclub